Pular para o conteúdo principal

Projeto literário, por toda a vida.


Quando começamos a educar em casa nossos filhos, ou ao menos, idealizá-lo lá por 2014/2015, nas minhas muitas pesquisas, conheci uma autora americana muito interessante.
Na realidade ela é professora de língua, literatura e história e havia sido educada em casa, igual que sua mãe, que também fora educada em casa. E por sua vez, havia educado 4 filhos em casa. Quer dizer, muita cultura de educação domiciliaria.
Ela se chama Susan Wise Bauer.
Susan também passou a ser editora, junto com sua mami, de uma editora própria chamada "The well trained mind".
E nas minhas pesquisas em estos años de 2014/2015 descobri seus livros para introduzir literatura clássica para crianças e adultos.
Comprei um livro dela na internet, só porque era dela, e mandei pra casa.
Estava pensando no livro para crianças e quando finalmente o livro chegou, era outro, também de sua autoria. "The well educated mind".
Fiquei super frustrada com esse meu erro, minha falta de atenção ao comprar. Mas já era tarde demais para chorar as pitangas.
Resultou que é um livro para aprender a ler os grandes clássicos da literatura mundial. E não só isso, como se tornar autodidata em leituras que antes você considerava que somente uma mente iluminada, ou a través de outro professor você poderia ler e entender. Também ensina em como manter um diário com os teus pensamentos e reações daquilo que você está lendo (eu não faço isso, leio por puro prazer).
Resumo da ópera, além de toda uma parte teórica de como ler cada estilo literário, Susan colocou os clássicos de cada estilo em ordem cronológica.
O livro está dividido em toda uma parte teórica sobre ler e analisar textos, dependendo o estilo literário. Depois está dividido em grandes capítulos, onde cada uma dessas subdivisões tem recomendações de leitura (uma média de 30 títulos por estilo):

NOVELA
AUTOBIOGRAFIAS E MEMORIAS
NARRATIVAS DE HISTORIADORES E POLITICOS
OBRAS DE TEATRO
POETAS E POEMAS

Cada grande capítulo é um avanço no conhecimento literário, e supostamente na capacidade própria de poder interpretar a obra que estás lendo. Quanto mais se avança sobre os tipos de estilos literários, mais conhecimento prévio para o próximo. E mais aptos para ler os textos mais complexos, que obvio estão colocados por último, poesia!

Enfim, eu estou nas novelas. E minhas primeiras novelas foram (acho que definitavamente comecei a ler esta lista em 2016 ou 2017). Agora estou tratando de estar mais consistente com as leituras, porque 2019 foi bastante vergonhoso!  o_o
  1. DOM QUIXOTE (Cervantes)
  2. O PROGRESSO DO PEREGRINO (John Bunyan)
  3. AS VIAJENS DE GULLIVER (Jonathan Swift)
  4. ORGULHO E PRECONCEITO (Jane Austen)
  5. OLIVER TWIST (Charles Dickens)
  6. JANE EYRE (Charlotte Brönte)
  7. A LETRA ESCARLATA (Nathaniel Hawthorne)


PROXIMAS:
MOBY DICK (Herman Melville)
CABANA DO PAI TOMAS (Harriet Beecher Stowe)
MADAME BOVARY (Gustave Flaubert)

Houve um par de vai e vem nas minhas leituras. Primeiro que sou fã incondicional de Jane Austen. Então já li vários dos seus livros 2,3 vezes. Também li fora de ordem Charles Dickens, Brönte e Hawthorne. Recentemente terminei “As Viagens de Gulliver” (que foi muito tedioso para mim, mas a partir da terceira viagem consegui avançar na leitura, e me obriguei a ler SIM OU SIM!!). E como Austen e a próxima “outra vez”, novamente estou lendo um dos seus livros. Por sorteio escolhi “Persuasão”, mas me parece que depois disso vou ler “Mansfield Park” novamente (um grande sacrifício da minha parte).
Possivelmente passe para Dickens, mas um outro título, assim como Brönte e Hawthorne, já li os 3, mas não seria nada mal ler outra obra de cada um deles. Na realidade, estou morta de curiosidade para ler algo diferente deles, ou ainda ler algo de Emily Brönte, como “O morro dos ventos uivantes”, ou “O Professor” de Charlotte.

Quando troque de livro venho aqui contar para vocês e atualizar minha lista.
Querem seguir a lista de livros sugeridos por Susan Bauer? Se você decidir fazê-lo, escreva para mim (caroline.daipra.blog(arroba)gmail.com) ou deixe seu comentário. Quem sabe não iniciamos um pequeno bate-papo sobre nossos livros favoritos, ou os não tão favoritos assim. Falando em grupos de discussao literaria, nao deixe de conferir a proposta da Camila Abadie, aqui.

Existe outras listas literárias que escutei, um deles e a lista da “Gilmore Girls” SIIIIIIM, daquela serie que todas nos de 30 anos e pouco olhamos quando éramos adolescentes. Uma lista de 339 livros que foram citados nos 153 episódios da série. Você pode encontrar mais info aqui ou no canal de YouTube da Tatiana Feltrin, que tem comentários engraçadíssimos e HIPER consistentes sobre vários livros. MUITO BOM!!!

Bueno.... divirtam-se! Disfrutem de bons livros!
E se querem compartilhar algo sobre algum dos livros acima.... ESCREVA NOS COMENTARIOS!!


Comentários