quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sobre nossa rotina!

Se existe uma pergunta que eu vivo respondendo é: Como você faz para atender todas essas crianças e a casa?

Na realidade eu não sei a resposta mais correta para isso! São muitas as variáveis, muitas são as semanas em que tudo "funciona" as mil maravilhas e semanas como a que estou tendo que as coisas vão de mal a pior. Na realidade a nossa opção de que eu ficasse em casa cuidando nossos filhos foi algo que Deus foi colocando no nosso coração, em especial no meu, ao longo de um tempo antes de estarmos esperando Lourenço. Deus usou mulheres maravilhosas que nos aconselharam a abraçar esse ministério com alegria e amor. Sabendo que seremos recompensadas pelo Senhor, e não pelo mundo.
"Quanto às mulheres idosas*, semelhantemente, que seja sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam maestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a Palavra de Deus não seja difamada." Tito 2:3-5  
* Explicação: o termo também quer dizer valorizadas e reconhecidas como combinação de maturidade espiritual e experiência de vida. Você já pensou que Deus quer que sejamos a lista completa acima, todos os dias? A gente não consegue sozinha, só pela força do Espírito Santo mesmo!

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 2 Coríntios 12:9 
Depois de um tempo em casa, muitas eram minhas frustrações por não estar trabalhando, por não estar contribuindo financeiramente. Mas Deus em sua misericórdia usou diversas experiências pelas quais passamos para me mostrar que Ele é quem tem controle de todas as coisas, e nos cuida e supre quando buscamos ser fiéis a Ele em obedecer .
"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos." Provérbios 16:9
Claro os dias não são flores todos os dias, eu tenho que lutar as vezes comigo mesma, com a pressão cultural sobre eu estar em casa em um mundo onde as mulheres de 30 estão a mil em termos profissionais! Isso também é difícil para mim, imagina para pessoas que não vivem dentro dos padrões de Deus e de acordo com a sua Palavra. Enfim, Deus vai dando a alegria e o prazer de estar em casa cuidando aos meus pequenos índios.

Como eu faço para não deixar a peteca cair com eles!? Confesso que levei muito tempo para conseguir encontrar um balanço... e ainda estou tentando buscar, por que imprevistos acontecem, cansaço as vezes bate a porta, e as vezes a simples vontade de fazer coisas diferentes também! Mas atualmente estamos tratando de nos organizar melhor (crianças e eu) para aproveitarmos melhor o tempo. Geralmente levantamos as 7h, eu gosto de tomar meu café SEM CRIANÇAS! Tenho poucos minutos sozinha com Petrus, antes dele sair para trabalhar, e posso ler minha Bíblia e alimentar minha alma um pouquinho para o batente, orar e começar a loucura do dia! E também temos dias em que tenho que esquecer toda a organização porque preciso dar alguma atenção especial as crianças, ou como aconteceu ontem com um deles que passei o dia instruindo, explicando, conversando e etc porque decidiu rebelar-se o dia inteiro.
"Em sua presunção o ímpio não O busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos." Salmos 10:4
Aí vai uma pequena rotina que armei, de acordo com a nossa necessidade:

Todas manhãs:
Roupa na Máquina
Guardar louça do escorredor ou máquina de lavar
Arrumar os quartos

Todas noites:
Lavar louça
Juntar roupa suja (eu deixo elas na porta da lavanderia para o dia seguinte ou as vezes já coloco dentro da máquina o que será lavado no dia seguinte pela manhã) ou dobrar roupas limpas
Varrer cozinha / copa

Segunda-feira:
Recolher todos os lixos
Trocar lençol todas as camas
Passar aspirador pela casa
Tirar pó
Terça-feira:
Passar Roupa (isso eu faço logo que termino o café da manhã por 30 min - se sobra roupa para passar, eu guardo para o outro dia)
Preparar cardápio e lista de compras da semana
Limpar Vidros / Janelas
Sacada
Ir no super (fazemos uma compra mensal em um atacado, mas as terças temos desconto em outro super, então compro algo que me falta, se for o caso)
Quarta-feira:
Recolher todos os lixos
Ir na feira (que é só nesse dia aqui no bairro)
Limpar cozinha
Cozinhar (nesse dia preparo algumas coisas para congelar, tipo - hamburguers caseiros, ou preparo os discos de pizza, etc)
Terça-feira:
Passar Roupa (30 min)
Limpar banheiro (é que eu tenho só um ;-D então facilita!)
Lavanderia (as vezes uso este dia para lavar tenis, alguma camisa do Petrus tb)
Sexta-feira:
Recolher todos os lixos
Recolher e lavar todas as toalhas
Fazer alguma das tarefas que não foi realizada durante a semana, ou algo novo tipo ordenar armários, tb uso este dia para costurar, ou descansar mesmo... pq com tamanha lista, a gente cansa!

Espero que te ajude em algo!
E não desanime se não der para fazer tudo, eu sempre tenho em mente um conselho de uma amiga: "uma hora a sujeira e desordem serão limpas e postas no lugar - se não der, não deu! Isso não é prioridade com crianças pequenas."

Besos gordos,
Caro e cia. 

P.S.: Logo começam as aulas... assim que toda essa linda rotina será alterada com reunião de pais, leva-volta, busca-volta! Então... eu faço a rotina, mas ela naturalmente se altera... o importante é não enlouquecer pq chegou sexta-feira e as coisas por fazer são as de terça-quarta-quinta! Besitos!

2 comentários:

Karen e Edu disse...

Que organzacão! Parabens! :-)
Eu faco minha aw suasbpalavras. Exatamente o processo que passamos aqui em casa! Mas confesso que não tenho a mesma organzacão. Todo dia faco de tudo um pouco. O que sempre acaba atrasando é a rouparada! Sempre alguma coisa pra passar, guardar, lavar, secar...Um dia e u chego la:-)

Caroline disse...

Menina,

Como VOCÊ faz com 4 filhos?
Digamos que a roupa suja, roupa para passar, roupa para dobrar e roupa para guardar é algo que nos tem enlouquecidas não? E a quantidade de louça para lavar? Hoje a minha suposta organização ficou outra vez de lado... outro dia de muita conversa, ensino, disciplina com um dos pequenos...e mais a tarde inteira encapando caderno para o rapazinho que inicia primeira série, para arrematar o diário de uma mãe, aquela clássica chamada ao marido: - QUE HORAS VC CHEGA EM CASA?
Desanima e anima. pq eu me pego pensando que somos iguais no nosso relacionamento com Deus! Vamos de mal a pior um tempo, nos arrependemos, voltamos para o Senhor. Ainda bem que ele não tem a curta paciência que temos nós :-D

Abraços,
Caro.

Postar um comentário