quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quinta-Craft: reformando móveis - Parte 1

Faz 1 ano e meio ganhamos um móvel de um amigo... era um móvel da família dele. E ele não queria dar para um qualquer. Logo nos prontificamos para ser os não-qualquer que herdariam o móvel.

Tenho só essa foto do móvel... aparece bem no canto a esquerda, mas faço uma pequena descrição para ajudar.



Segundo marido, era um bom móvel, eu olhava e tentava pensar que ele deveria ter razão, mas não via nada de jóia no tal ser. Mas enfim, tinha um vidro horrível (para meu gosto), a lateral estava com um buraco. Eu não queria o vidro das décadas passadas e a cor também não. Petrus começou a reformar... e em pouco tempo o móvel se tornou um transtorno pq não era igual aos móveis antigos que ele estava acostumado. Conto para vocês: em geral a lateral dos móveis antigos não são coladas, elas estão encaixadas e pregadas com marcos e pregos pequenos. Neste móvel ela foi colada, quando ele começou tirar para trocarmos por umas novas teve que entrar de martelo e tudo pq a coisa estava bem grudada. Isso fez com que o móvel quase se desarmasse, desestruturasse. Não perdendo o objetivo, começou a lixar, e tem uma madeira que é bem porcaria que não sai a cor (essa da parte de baixo da porta), o resto ele conseguiu tirar quase toda a cor com uma lixadeira elétrica e lixando a mão. Antes de começar a pintura, sem os vidros, com todas as tentativas de lixa, ficou mais ou menos assim ó: 

Tivemos que fazer uns ajustes, estes são alguns deles, pregos para conseguir firmar as laterais, rejunte com serragem e cola para madeira.Mas no final nos demos conta que o melhor seria algo tipo um gesso porque o acabamento não ficou muito bom. Outras colagens para voltar a estruturar o móvel.

Escolhi pintar somente a parte externa. Então foi necessário colocar fita crepe por todas as bordas para não borrar na parte que não queria. Para deixar tudo bem alinhado, lixei o que sobrava da fita para não marcar. Lixar fica melhor que cortar com estilete ou algo parecido. Na realidade estou vendo que o segredo com qualquer móvel de madeira é lixar até doer o braço.

Escolhemos para pintar tinta acrílica brilhante para madeira, amarelo-ovo... shocking no!? Mas estamos adorando! Vai dar algo de COR a nossa sala! hehehehehehehehe

O melhor seria ter dado a primeira mão com tinta fosca para começar a lixar, e lixar, e lixar. Mas de todos modos, deixando secar bem e tendo muita paciência para lixar e ir passando as mãos de tinta, dá certo.

No total foram 6 mãos de tinta para cobrir toda a cor escura do móvel. E entre as mãos de tinta creio que lixei umas 4 vezes.

Ainda nos falta para terminar, temos as laterais que pensamos em colocar vidro, mas o espaço seria para um vidro fininho, o que seria perigoso pelos pequenos selvagens correndo pela casa, que agora é pequena. Nos sugeriram um mosquiteiro de arame, compramos e agora Petrus tem que pensar em como fará para instalar porque o espaço que tem não ajuda muito. Depois temos que ver os vidros para a frente. O móvel será para guardar nossos livros! Honestamente, não vejo a hora de tê-lo pronto! Amarelando nossa sala!



Esperamos terminá-lo pronto! Quando estivermos andado um pouco mais venho aqui contar!

Beijos,
Caro e cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário