Pular para o conteúdo principal

Quinta-Craft: Tricô

A primavera já está batendo a porta nestes trópicos, mas ainda dá tempo para fazer um tricozinho. Neste quesito o meu escolhido foi Federico (que tinha pouca roupa de inverno por ter nascido em uma época totalmente contrária aos dois irmãos e não tinha que tricotar muito) que ganhou este suéter meio a olho, meio com receita de revista! A única revista que tenho é essa aqui, é bárbara, para mim mais que suficiente.

Foi tricotado dessa maneira. Creio que com essas medidas seria equivalente ao tamanho 6-9 meses, pq ficou exato no tamanho, assim que, ano que vem tenho que tricotar outros.



Você vai precisar:


- 2 novelos lã tipo Pinguim Família
- outro novelo para as cores decorativas que desejar, ou um pouquinho de qq outra cor de lã que você tenha, já que o detalhe é mínimo
- Par de agulha no. 3 1/2
- Agulha para costurar lã.
- 2 botões de 1cm aprox.

Molde tamanho nr. 06-09 meses

Pontos usados: Jersey e ponto elástico, os que eu sei e nada mais

Costas: em agulha no. 3 1/2 colocar 55 pontos em lã azul. Tricotar 5 cm de ponto elástico ou aproximadamente 9 carreiras. Logo tricotar 11 cm. em ponto jersey (mais ou menos 20 cm entre ponto elástico + ponto jersey). Diminuir 8 pontos de cada lado para a cava da manga. Seguir tricotando mais 10 cm sem diminuir nada. Finalizar os pontos sem ajustar. Não finalizar 10 pontos. Nestes 10 pontos seguir tricotando aproximadamente 7 / 8 carreiras. Essa parte é aquela que vai por baixo para colocar o botão. Fazer essas 7 / 8 carreiras depois fechar sem ajustar


Frente: em agulha no. 3 1/2 colocar 55 pontos em lã azul. Tricotar 5 cm de ponto elástico ou aproximadamente 9 carreiras. Logo tricotar 11 cm. em ponto jersey (mais ou menos 20 cm entre ponto elástico + ponto jersey). Diminuir 8 pontos de cada lado para a cava da manga. Trocar para linha cinza, tricotar 3 carreiras, outras 2 em azul, e logo 2 carreiras em cinza outras. Voltar a tricotar com linha azul.

Tricotar mais 4 carreiras e fechar os 10 pontos centrais para formar o decote. Seguir tricotando em separado diminuindo de cada lado do decote 1 ponto cada 2 carreiras (NÃO ESQUECER QUE É DOS DOIS LADOS DO DECOTE, PELA PARTE DE DENTRO). Seguir tricotando até completar os 27 cm do lado / ombro direito, e do ombro esquerdo fechar com 8 carreiras menos. Fechar o ombro do lado direito e do lado esquerdo NÃO.


Abaixo mais ou menos como funcionaria na foto, aqui na foto o lado mais baixo é o direito, eu fiz o esquerdo.

Fonte: Extraída da revista "El arte de tejer 2010"

Decote: Levantar os pontos no próprio corpo do sweater a partir do decote das costas até a parte da frente. Não tricotar em cima do ombro esquerdo que por agora está mais curto. Fazer ponto elástico mais ou menos 8 carreiras. Fechar sem ajustar.

Lateral ombro esquerdo (onde estará o "buraco" para os botões): subir pontos do lado do ombro esquerdo e pela lateral do decote como mostra a foto. Fazer ponto elástico mais ou menos 8 carreiras. Ou até que fiquem parelhos. Fechar sem ajustar. Se você tem muita dúvida sobre como fazer, pegue uma camiseta que tenha esses botões laterais para ajudar a armar.


Ajustar as costas do ombro esquerdo abaixo da lateral do ombro esquerdo e fechar a lateral externa para começar a manga. Se a foto ajudar você entenderá a descrição, senão mande-me um comentário que eu tiro uma foto mais de perto para que veja bem o detalhe.



Fonte: Extraída da revista "El arte de tejer 2010"

Mangas: com a frente e costas unidas, subir pontos a partir da cava. A cava não inclui os pontos que você diminuiu no corpo do trico. Aqueles pontos que foram fechados na parte do corpo deverão ser costurados na manga já finalizada. Voltando, subir pontos jersey, eu consegui colocar 37 pontos, nesta receita se tricota a manga de cima para baixo, isso quer dizer, do ombro para os punhos. Cuidar para que ambas mangas tenham a mesma quantidade de pontos. A partir de umas 10 carreiras diminuir 1 ponto de cada lado cada 6 carreiras por 5 vezes. Finalizar tricotando 8 carreiras de ponto elástico. Fechar sem ajustar. 


Finalizada as duas mangas, na parte onde você diminuiu no corpo (que deve coincidir a frente com as costas) você irá costurar esse pedacinho na lateral de cada manga, que fará parte da cava debaixo do braço. Então essa pequena união será feita 4 x, nas duas frentes com a manga de cada lado e nas costas com a parte que corresponde à manga nas costas.


Finalização: Começar a fechar a manga e corpo pelo avesso de ambos lados com agulha para costurar lã

Pregar os dois botões na parte extra do ombro (parte de baixo) e depois abrir os buracos na lateral do ombro esquerdo.

E sair a passear! Aproveitar os últimos frios... e esperar que chegue a primavera!




P.S. do tricô: o site do Superziper tem uns vídeos-aulas de tricô muito bons! Você pode acessar aqui.

Beijos and have fun!

Caro e cia.

Comentários