Pular para o conteúdo principal

PAP: bolsa para toda hora! EDITADO

Bueno, promessa é dívida! Pensavam que não ia publicar hoje.... eu tb!
Aqui vai um Passo-a-Passo de uma charmosa bolsa para toda hora! Principalmente para aquelas saídas de fim de dia de uma mãe-mulher-esposa atarefada: passar no super, padaria, comprar umas verduras, farmácia e etc.


O Post está super longo, mas espero que com as fotos e explicações fiquem bem claras para você fazer sua bolsa, mesmo sem muita prática na máquina de costura.

1 - Materiais que você vai precisar:

- 0,45 cm de tecido de forro ou se vc for fazer a parte de dentro com uma estampa diferente
- 0,45 cm de tecido externo estampado
- 1 zíper comum de 50 cm
- 1 m de alça de algodão tipo mochila (esse se você quiser fazer do tecido da bolsa pode ser também)
- um pedaço pequeno de entretela (pode ser a colante ou normal, o que estiver a mão, se não tiver, pode usar um pedaço de tecido de forro)
- opcional: um mosquetão pequeno
- tesoura
- cinta métrica
- linhas
- etc...

Amigas queridas, acrescentei algumas coisas, pq acho que vale a explicação extra para aquelas que ainda não costuram.


2 - Eu sempre gosto de fazer um desenho dos meus projetos, divido ele pelo número de peças que vou cortar, se a peça A é tecido interno ou externo, etc. Assim consigo calcular bem certinho ou quase a quantidade de tecido que uso.

Para você que vai costurar esta peça aí seguem as medidas que usei:
Peça A (externa) - cortar 2x tecido externo estampado 50 x 40 cm (largura x altura)
Peça B (interno) - cortar 2x tecido interno de forro 50 x 38 cm
Peça C (interno) - cortar 2x tecido interno de forro 50 x 3,5 cm
Peça D (peça do zíper) - cortar 2x tecido externo estampado 45 x 3,5 cm
                                       cortar 2x tecido interno de forro 45 x 3,5 cm
Peça E (bolso interno) - cortar 1x tecido externo estampado ou outro de sua preferência 28 x 15 cm 
                                     você pode cortar a mesma media de entretela ou tecido de forro para deixar o bolso interno mais firme
Peça F (tirinha mosquetão) - cortar 1x tecido externo estampado 3 x 30



3 - Corte todas as peças. Se você achar muito confuso as tirinhas, coloque um alfinete com um papel escrito Peça A, B... para não se perder. É melhor ter tudo cortado do início para que depois você vai só pegando as peças, costurando, armando.

4 - Costure Peça A nas laterais e fundo, deixando a parte de cima sem fechar.

5 - Nos cantos de baixo da Peça A, dobre para que forme um triângulo. Marque com um lápis para costurar. Se preferir firme com alfinetes também. Veja info no passo 21 antes de cortar.


6 - Depois pode cortar os cantos excedentes e passar uma costura zig zag na ponta se desejar


7 - Resultado como se verá na parte de baixo da bolsa.



8 - Selecionar as Peças D - tecido externo e interno e alinhavar no zíper com alfinetes. Frente estampado com frente do zíper, frente tecido interno com costas do zíper. Se você tem um pé de máquina para costurar zíper, essa é a hora de usá-lo. Se você não tem, não se desespere, costure mais para o lado externo, para que o pé da máquina comum passe ao lado dos dentes do zíper. Mas se você já está um pouco mais avançada na costura, vale MUUUUITO a pena comprar um pé para zíper.




9 - Faça o procedimento nr. 8 para os dois lados do zíper, a peça ficará como acima.


10 - Nas duas pontas você terá que dobrar o tecido externo e interno, alinhavar para posteriormente passar uma costura a máquina.

 11 - Na outra ponta, onde tem o zíper sobrando você costura este retalhinho nesta parte feia, para escondê-la.


12 - Agora sim, faça uma costura contornando as pontas e o costado do zíper, pode ser com uma linha ou ponto diferente para dar um pequeno detalhe. Faça o mesmo na pecinha do nr. 11.



13 - Na Peça B centralize bem o bolso interno. Na foto acima já fiz a costura da "boca" do bolso, dobrei as laterais e passei com ferro. Prenda ela com fita crepe e passe a costura em cima, depois é fácil de tirar. Ficar melhor firmar ela com a fita que com alfinete que pode correr.


14 - Fiz ainda uma divisória para colocar a caneta / lápis. Você pode fazer ela com zíper, colocar velcro, ou um botão. Quando você for marcar esta linha divisória, marque com lápis especial para tecido ou então giz de alfaiate. Se você não tiver nem um nem outro, dobre o tecido e passe a ferro para marcar. Não use lápis comum para fazer marcações que ficarão a mostra. Você não tem idéia: não sai facilmente. Tenho uma almofada bordada que marquei com lápis, lavei, lavei, usei borracha, uma outra borracha especial que tenho para tecido, a porcaria não sai facilmente.


15 - Faça uma marcação no meio na Peça B, e uma marcação no meio da Peça D já armada (passos 8 a 11). Lado direito da Peça B com fundo da Peça D. Passe uma costura bem na ponta de ambas.


16 - Depois neste mesmo lado adicione a Peça C, passe a costura. Remita o mesmo procedimento nas duas Peça B.


17 - A união das peças resultará como a figura acima, unida pela D e com a C como continuação.



18 - Em um dos lados direitos da Peça B adicione a tirinha para o mosquetão (Peça F). Não coloque o mosquetão neste momento, poderá fazer peso na hora de armar e repuxar um pouco a parte interna. Deixe para depois.


19 - Una as duas Peça B, direito com direito, nas duas laterais e na parte de baixo.


20 - Deixe o miolo da parte de baixo sem fechar totalmente, para depois dar volta na bolsa e finalizar no forro interno, sem que fique costuras na parte externa da bolsa.


21 - Nos cantos de baixo da Peça B, dobre para que forme um triângulo. Marque com um lápis para costurar. Se preferir firme com alfinetes também (Igual passo 5-6). Se você tem uma régua com ângulos como a minha acima, procure utilizar a marcação do ângulo de 45 graus, como indicado.


22 - Na Peça A finalizada marque o meio da peça, e costure as alças. De ambos lados, na parte externa como indicado acima. Você pode usar um tecido de alça de algodão como este, ou fazer uma alça do próprio tecido da bolsa. A medida desta alça é: 50 x 4 cm. Costure ambas alças na Peça A antes de seguir.


23 - Você já está quase terminando. Peça A e Peça B, direito com direito, uma dentro da outra, como mostra a foto acima. Alinhave com linha ou alfinete toda ela. Se elas não ficaram exatamente do mesmo tamanho, procure diminuir ou aumentar alguns milímetros apenas na Peça B, que é a interna. Eu tive que fazer uma pequeno ajuste, pq não queria que ficasse repuxada em nenhum lado. 



24 - Desvire a peça através daquele miolo que você deixou aberta nos passos 19 e 20. Feche esta abertura a mão com ponto invisível ou a máquina. Eu fechei a máquina pensando que minha amiga vai usar para carregar peso.



25 -  A foto está maior para observar o detalhe. Na parte de cima de sua bolsa já finalizada adicionei uma costura como acabamento (veja no meu dedão esquerdo). Procure usar um ponto mais largo, ou decorativo se desejar.


26 - Agora é o momento de adicionar o mosquetão, dobre a pontinha para que a parte "feia" da tirinha fique para dentro. Esse detalhe da tirinha para mosquetão é para você colocar sua chave e não perder dentro da bolsa, ou um moedeiro pequeno... tenho umas bolsas com esse plus e chamo: local de fácil acesso. Pq ponho a mão dentro da bolsa, agarro a tirinha com a chave e tcharam!! Não fico 5 min desesperada para achar a chave, nem tenho que tirar todos os 500 itens super importantes que estão na minha bolsa!


27 - TCHARAM! Sua bolsa linda está pronta!

Comentários extras: todas as costuras eu fiz duplas, para não ter problema com peso. Levei quase 6 horas fazendo toda a bolsa.

BOA COSTURA e BOM PASSEIO!!! 


Eu pensando se realmente vou presentear minha amiga com essa bolsa! hum não sei não!


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Visitas no momento de costurar... dos dois macaquinhos e do macacão pai que estava fazendo os filhotes rir!


Podem elogiar o corte de cabelo da moça... eu que fiz tb! hehehehehehhe Estou ficando cada vez mais esperta nesta franjinha! Querem um passo-a-passo: como cortar franjinha índia na sua filha de 1 ano!?

Comentários

viajandocomdeus disse…
Mas esse modelinho de franja é um plágio!!!! hehe, já vi ele antes alguns anos atrás.
Vou ver se consigo fazer essa bolsa, depois te conto.
saudades..... beijos
Caroline disse…
Mas alguém precisa me dizer: o que fazer com esse cabelo liso que precisa crescer para ganhar um corte digno de tanta belezura, e uma moça que não deixa parar nada na cabeça? Franjinha ianomami! Não tem outra! Vai de repeteco mesmo! hehehehehehe
Petrus disse…
o corte da franja veio carregado geneticamente!!!
Caroline disse…
comentários construtivos amorio! Construtivos... não assim, degradativos da minha criatividade genética! Olha que eu corto o cabelo do Lourenço de novo!
viajandocomdeus disse…
Hj terminei a bolsa, seguindo teu passo a passo,
ficou linda, fiz listrada com tecido de cortina
bem grosso. O difícil é o acabamento dos cantos
do zipper.
Acho que na próxima fica mais legal!
Continue postando novidades..
beijos
Aline disse…
Muito obrigada por ensinar essa bolsa , sempre quis fazer assim com ziper , Deus te dê em dobro !!! bjs
Caroline disse…
Oi Aline,
Obrigada por visitar o blog! Que bom que você gostou do passo a passo. A verdade é que tenho que fazer mais.... mas não tem dado muito tempo... ou as vezes eu saio costurando e esqueci de tirar as fotos do meio do projeto! Siga visitando o blog, é sempre bom receber comentários! Beijo, Carol.
Ana Souza disse…
Obrigada por postar!