segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Blusa de Tricô




Finalmente terminei minha primeira blusa de tricô. Tinha iniciado em princípios de maio. Fiquei tão contente comigo mesma, nunca tricotei nada além de cobertas para minhas bonecas a uns 15 anos atrás. Ficou pequena para o Lourenço (aaaaaaah), segundo minha mãe que entende do assunto das 2 agulhas, é pq tenho ponto mto apertado. Petrus tratou de me animar: "Dá pra usar umas 2 semanas ainda". hehehehe

Abaixo segue a receita para quem quiser fazer para seus pequeninos(as)!

Você vai precisar:

- 4 novelos lã tipo Pinguim Família (iniciei por esta q era mais baratinha e parelha). Talvez se o teu ponto é mais frouxo necessite 5 novelos.
- outro novelo para as cores decorativas que desejar.
- Par de agulha no. 3 1/2
- Agulha para costurar lã.
- Eu ainda usei uma agulha de crochê no. 2 1/2 como auxiliar na gola e também uma agulha circular no. 4 para fazer a gola.

Molde tamanho nr. 2

Pontos usados: Jersey e elástico duplo.

Costas: em agulha no. 3 1/2 colocar 69 pontos em lã azul. Tricotar 5 cm de ponto elástico duplo. Logo tricotar 19 cm. em ponto jersey. Começar a diminuir em ambos os lados, 1 ponto a cada 2 carreiras por 4 vezes. Seguir tricotando até completar os 34 cm e arrematar os pontos sem ajustar.


Frente: Tricotar igual as costas, Tricotar 5 cm de ponto elástico duplo. Logo tricotar 19 cm. em ponto jersey. Começar a diminuir em ambos os lados, 1 ponto a cada 2 carreiras por 4 vezes. Ao chegar aos 29 cm. fechar os 10 pontos centrais para formar o decote. Seguir tricotando em separado diminuindo dde cada lado do decote: 3 pontos, 2 pontos, 2 pontos, 1 ponto a cada 2 carreiras (NÃO ESQUECER QUE É DOS DOIS LADOS DO DECOTE, PELA PARTE DE DENTRO). Seguir tricotando até completar os 34 cm. Fechar os ombros. O detalhe dos "rombos" eu bordei depois, o "rombo" central iniciou no ponto nr. 21 na parte da frente. Abaixo está o diagrama dos rombos e também as medidas do casaquinho.

Mangas: Colocar 46 pontos em agulha 3 1/2 em cor azul. Tricotar 5 cm. em ponto elástico duplo e depois trocar para ponto jersey. Tricotar 3 carreiras em cor azul, 6 carreiras em cor cinza, 2 carreiras em cor azul e logo 4 carreiras em cor branca, e, depois, continuar com a cor azul. Realizar 1 aumento de cada lado 6 vezes cada 10 carreiras. Ao chegar nos 21 cm. de altura, começar as 4 diminuições (gente, não lembro se esta palavra existe em port, please help) de cada lado a cada 2 carreiras. Fechar os pontos sem ajustar.

Finalização: Fechar os ombros e as mangas na cava do braço. Levantar os pontos da gola, tricotando 3 carreiras em ponto jersey e logo ponto elástico duplo por 2 cm. Fechar os pontos sem ajustar. Fechar as mangas e laterais.

Extraída da revista "El arte de tejer 2010", pg. 54-55, 1a. edição, Buenos Aires. Editora: VerEdit, 2010.

Um beijão e bom tricô!

4 comentários:

viajandocomdeus disse...

Que bom bom que conseguiu terminar, no fim não te ensinei sobre a gola; mas vi que tu é determinada, pois concluiu o blusão!!
Ficou lindo! Parabéns, com certeza outras obras virão.

Caroline disse...

Viu só mãe, terminei... a gola ficou mais ou menos, acho que teria que ter feito o dobro e dobrado pra ficar melhor, mas a agulha de crochê me ajudou um monte. Me lembrei que tu fazias as golas com as agulhas circulares e sai atras de uma, comprei uma baratinha e me arrependi, me deu mais trabalho, pq os pontos travavam entre o fio de naylon e a agulha. Mas valeu pela primeira experiência! Agora estou animada pra fazer outro blusão para o Lourenço... com os pontos frouxinhos!

Pati disse...

Oieee...parabéns..bahh..nunca tive coragem de começar um..tenho a impressão que é impossivel fazer..hehehe..me contento com polainas..

Sonhei contigo na noite passada..e tu dormiu aqui em casa em cima de uma mesa!!!!hehehe..

como estão?? Por aqui muito bem..graças a Deus..ainda sem "novidades"..mas Deus cuida de cada detalhe né!!
um abração forte!!!
Deus abençoe muito!!!

Pati

Caroline disse...

Oi Pati querida!

Sonhos loucos... não sou a única "felizarda" a tê-los! heheheheh

Vale arriscar fazer um tricôzinho (se achando a tricoteira)... pelo menos pra brincar no parque! Copia e faz para o teu sobrinho, quem sabe não brota uma tricoteira de mão cheia!

Um beijo querida!

Postar um comentário