Pular para o conteúdo principal

Receita de Pão Caseiro

Hum... receitinha de pão caseiro nestes dias de inverno é tudo de bom! Com manteiga, geléia e café com leite, hum, delicious!

Eu sempre achei que para fazer pão caseiro, a pessoa (eu) deveria ser muito conhecedora da arte de combinar farinha, ovo, fermento, água e outras especiarias do mundo culinário. E por conta de tanta sapiência da arte de fazer um pãozinho, eu nunca me arrisquei. Eis que chegou o dia de colocar os medos pra correr, arregacei as mangas, procurei uma receita no site TudoGostoso e mão à obra, ops, na massa!

Receita Pão Caseiro

Ingredientes:
450 ml água morna
1/2 copo de óleo (aprox. 70 ml)
1 ovo
6 colh. sopa de açúcar
1 colh. sopa de sal
50 g fermento biológico (melhor usar aquele seco que vende em sachê, que é próprio para fornos domésticos)
1 kg farinha de trigo

Modo de fazer:

- Coloque água, óleo, ovo, açúcar, sal e fermento no liquidificador até ficar bem homogêneo.
- Passe a mistura batida para uma vasilha funda e junte a farinha de trigo aos poucos, até firmar bem a massa para poder amassá-la.
- Sove a massa sem bater muito, trabalhando sempre com um pouco de farinha polvilhada sobre a mesa de trabalho
- Sove até que não grude mais.
- Coloque em uma vasilha funda, cubra com pano e deixe descansar por 40 min.
- Crescida a massa, divida em 4 pães.
- Assadeira untada e enfarinhada, deixe crescer por mais 40 min ou até dobrar de tamanho.
- Forno moderado por aprox. 40 min.

Algumas considerações minhas: (a) aqui estava muito frio, então ele não cresceu muito, muito. No segundo descanso para crescimento, liguei um pouco o forno pra ver se crescia. Uma outra dica no caso de estar frio é colocar a vasilha funda no sol, mas dentro de casa, com a massa tapada para não secar.
(b)Eu coloquei o forno a 180 C por 40 min e não assou por completo, acho que se colocar um pouco mais alto (tipo 200 C) pelo mesmo período, vai assar sem necessidade de minutos adicionais.

Bom proveito! Quem fizer os pães e quiser comentar como foi a experiência, escreva ai!

"Foto não tem não
Porque não sobrou pão"

Comentários