Pular para o conteúdo principal

Cotidiano # 4

Crianças! Os argentinos gostam muito de crianças. É bastante comum ver famílias com 4 filho. Mas, assim como no Brasil, bastante famílias de apenas 1 filho ou 2. Tem bastante programação infantil na cidade, as placinhas estão sempre cheias. E o tradicional: a atividade noturna com as crianças, que aqui vai até tarde mesmo. Restaurantes, Shopping, Rua, caminhar no parque... e a gurizada a tiracolo.

O que notamos nas crianças aqui é que os pais as vestem de maneira igual. Mas este vestir a criança igual parece esquisito. No início achamos estranho, agora estou achando bem interessante.

Por exemplo: sábado tinha três famílias na placinha, 1 família de 4 meninos entre 1 ano e 7 anos. Todos estavam com as mesmas bermudas e a mesma camiseta.
Na outra família eram 2 meninos e 1 menina. Todos com a mesma bermuda, inclusive a menina, os meninos de camiseta igual e a menina de camiseta rosinha.
Na terceira família era 1 menina e 1 meninos, os dois usavam tênis iguais.

Tudo bem que a constatação não é das mais úteis. Mas achamos interessante porque sai um pouco daquela coisa de gastação, de ter que escolher roupa pra isso, pra aquilo. Um pouco desse universo consumista que está invandindo a vida das crianças cada vez mais cedo.

- Eu tenho que ter a blusa da Barbie, para as gurias.

- Eu quero tal coisa do Ben 10, para os guris.

E cada filho vai criando um universo de "querer" que só enfatiza o seu gosto e satisfação própria. Também não estou querendo dizer que aqui é perfeito, pecado tem em toda e qualquer pessoa, não importa de onde vem, o que fez ou deixou de fazer. Mas eu achei interessante por conta do apelo consumista que existe hoje em qualquer lugar, e que tenho que cuidar pra que isso não se torne sutilmente importante também na vida dos pequeninos. Essas coisas que dão prazer, os pequenos aprendem rapidamente, só de verem os seus pais agindo.

Para pensar: Assim como o povo de Israel, estamos sujeitos à poderosa influência da cultura que não conhece o Deus Vivo, por isso precisamos equipar nossos filhos, de maneira bíblica, a viverem nesta cultura e atuarem a fim de glorificar a Deus. Não apenas a si mesmos e nem para agradar a homens.

" Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!" Romanos 1:25

Comentários

Natacha disse…
Uma boa esse 'modo de vesti-las'. Afinal do jeito que andam as coisas, muitas crianças agem de forma consumista, pior que os próprios pais..